sexta-feira, 3 de julho de 2009

A DOR DO MUNDO EM MIM


A dor do mundo em mim::



A dor do mundo me corrói
A violência do mundo me maltrata
O mundo pesa em minhas costas
Cada criança faminta é uma faca enfiada em meu peito
Cada idoso triste; Cada órfão da AIDS; Cada criança desnutrida
Cada analfabeto; Cada crueldade; Cada morto no Iraque
Cada jovem ou criança na guerra; Cada flagelado da África
Cada mutilado por minas terrestres; Cada criança trabalhando
Cada favelado do Brasil; Cada criança fora da escola; Cada desrespeito
Cada maldade; Cada indigente índio
Cada pessoa que sofre ou que morre sem assistência adequada nos hospitais brasileiros.


Cada quilombola sem terra; Cada sem-teto; Cada indiferença
Cada discriminação; Cada mulher espancada; Cada criança abusada sexualmente ou psicologicamente; Cada criança que apanha dos pais; Cada acidente no trânsito.

A dor do mundo devia ser de todos:
Quando cada árvore é derrubada; Cada rio é poluído; Cada casa cai
Cada onda cobre; Cada furacão passa; Cada vulcão derrama
Cada animal é maltratado ou sacrificado; Cada homem ou bomba explode
Cada arma mata; Cada vida é sacrificada.

A dor do mundo me angustia, me estressa e me adoece e por vezes até me paralisa.

Viajando encontrei um pacifista mexicano, que já percorreu a pé dezenas de países e ao lhe perguntar o que fazer para melhorar o mundo e curar a dor do mundo que havia em mim,

ele me disse:

- Daniela, você precisa aceitar o mundo como ele é, esse é o primeiro passo pra ter força pra modificá-lo.

Ouvir essa frase foi fundamental para eu entender que o estresse causado pela dor do
mundo em mim mina minhas energias e que eu preciso aceitar o mundo como ele é e
que preciso exercitar a resiliência e a paciência.
Para curar a dor do mundo em nós, é preciso aceitação.
Mas para mudar o mundo, com certeza é preciso muito amor.
O sociólogo e amigo Betinho me dizia:

"Não podemos perder a indignação".

--- --- ---

Todo dia é dia de mudar o mundo, e é o que acredito a maioria das pessoas deseja,
mas não sabe como conseguir.
A paz é um sonho da maior parte da humanidade e somos parte do Todo,
mas não adianta somente sentir a dor do mundo e se sensibilizar com ela ou com os problemas sociais, é preciso agir e fazer o que está ao nosso alcance.
Quando estava escrevendo esse texto ouvi essas frases, atribuídas a São Francisco de Assis:

Dai-me coragem para mudar o que é possível mudar
Dai-me paciência para aceitar o que eu não posso mudar
Dai-me discernimento para distinguir entre uma coisa e outra.

--- ---

Todo dia é dia de recomeçar, de repensar a vida, de entender os nossos próprios limites,
mas também de nunca desistir de lutar pela vida.

Nenhum comentário: